PCR

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife

Prefeitura do Recife debate “Emergência Climática” durante 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente

Evento reuniu mais de 200 participantes e continuará neste sábado (13) para discutir e aprovar propostas para o fortalecimento das políticas públicas ambientais

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), realizou, nesta sexta-feira (13), a abertura da 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. O evento, que segue até este sábado (14), aconteceu na Escola de Formação de Educadores do Recife Prof. Paulo Freire e reuniu mais de 300 representantes da sociedade civil, do setor privado e do poder público para discutir e aprovar propostas para o fortalecimento das políticas públicas ambientais.

A 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente dividiu os debates em cinco eixos: Mitigação, Adaptação e preparação para desastres, Justiça climática, Transformação ecológica e, por último, Governança e Educação Ambiental.

Estiveram presentes na abertura do evento o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Oscar Barreto; Augusto Semente, representante do Movimento em defesa da Mata do Engenho Uchoa; Inamara Santos, Diretora de Políticas para Adaptação e Resiliência Climática do MMA; Debora Falcão, Gerente geral de Planejamento da SEGOV; Yasodhara Lacerda, gerente geral de Educação Ambiental da SMAS e Rubia Campelo, representando a vereadora Cida Pedrosa.

Na ocasião, foi aprovado o regimento da 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que explana as disposições gerais, os objetivos, as regras de participação, os prazos, e a forma de eleição de pessoas delegadas que acontecerá neste sábado (14).

O secretário Oscar Barreto destacou a importância do processo participativo para dialogar sobre questões ambientais para desenvolver políticas públicas eficientes e em sintonia com as necessidades locais. Ele também lembrou que essa conferência é parte de um ciclo maior, que inclui as etapas estadual e nacional.
“A Conferência Municipal significa uma grande contribuição na tentativa de resolver os problemas ambientais locais. É importante que esse processo seja feito com a participação da população, ouvindo as comunidade, promovendo o diálogo para que, juntos, possamos construir políticas públicas eficazes e realmente adaptadas à realidade local, por isso realizamos diversas Pré-conferências nas seis RPA’s”, disse Barreto

Augusto Semente, representante do Movimento em defesa da Mata do Engenho Uchoa, ressaltou que o evento será um momento importante para reforçar o papel da participação popular na construção de propostas e soluções para o enfrentamento da emergência climática na cidade.
“Esses momentos são essenciais para que a gente possa debater, junto com a comunidade, a respeito dos impactos negativos das atividades humanas no meio ambiente e buscar soluções para minimizá-los, proteger os ecossistemas e a biodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável. E o engajamento da população na construção coletiva e participativa de conhecimento sobre as mudanças climáticas é peça-chave para aumentar a resiliência local a desastres ambientais e promover a mobilização pelo combate à crise climática”, comentou.

Neste sábado (14), os debates continuam e serão aprovadas as dez propostas, duas em cada eixo temático, além da eleição dos delegados que representarão o Município na etapa estadual da Conferência e após para a etapa nacional que acontecerá em maio de 2025, em Brasília.

Programação – 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente

Sábado (14)
08h – Credenciamento
09h – Apresentação do Eixo Temático
10h – Discussão dos Eixos Temáticos com aprovação das propostas
12h30 – intervalo para almoço
Tarde – Apresentação das propostas aprovadas – Votação dos delegados – Encerramento
Local: Escola de Formação de Educadores do Recife Prof. Paulo Freire

Fotos: Elimar Caranguejo

Pular para o conteúdo