PCR

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife

Nome *
E-mail *
Endereço/Bairro *
Número de telefone
Data de Nascimento
CPF *
Gênero *
Raça *
Segmento *


Eixos temáticos, informe sua ordem de interesse

Eixo opção 1 *
Eixo opção 2 *
Eixo opção 3 *
Eixo opção 4 *
Eixo opção 5 *

Dê sua colaboração votando em um item por eixo temático

EIXO TEMÁTICO I - MITIGAÇÃO *
  • Atualizar o Plano Local de Ação Climática do Recife – PLAC (https://meioambiente.recife.pe.gov.br/sites/default/files/midia/arquivos/pagina-basica/placrecife_acaoclimat.pdf) para prevenção ou minimização das emergências climáticas na cidade do Recife.

  • Elaborar campanha informativa sobre possibilidades de mitigação para evitar os impactos climáticos na cidade com relação a: uso da terra; mobilidade urbana, resíduos sólidos; 

  • Criar Comitê multidisciplinar e multisetorial integrando as instituições diretamente envolvidas nas questões de uso do solo (planejamento e licenciamento), mobilidade urbana, resíduos sólidos, meio ambiente, procuradoria e outros para sintetização das legislações existentes específicas de mitigação, com o objetivo de subsidiar e orientar a população por instrumentos normativos e on-line.

EIXO TEMÁTICO II - ADAPTAÇÃO E PREPARAÇÃO PARA DESASTRES *
  • Discussão da Política de Sustentabilidade Hídrica do Recife como estratégia para situações de desastres, incluindo além deslizamentos de barreiras e inundações/enchentes, a erosão costeira e proteção de nascentes.

  • Revisar o sistema de monitoramento e ampliar alerta para eventos climáticos, incluindo o Plano de Contingência e Desastre (LINK https://acaoinverno.recife.pe.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/002-PLANO-DE-CONTINGE%CC%82NCIA-2024.pdf), visando informar a população e minimizar os impactos de desastres naturais. 

  • Incentivo a Soluções Baseadas na Natureza – SBN, a exemplo de ilhas verdes, corredores ecológicos, jardins filtrantes, entre outros, como estratégias para prevenção de desastres como deslizamentos de barreiras e inundações/enchentes.

EIXO TEMÁTICO III - JUSTIÇA CLIMÁTICA *
  • Realizar um diagnóstico, em escala detalhada, da infraestrutura de drenagem existente nos bairros mais vulneráveis de modo a identificar as áreas críticas, tendo como objetivo a implementação de projetos de drenagem sustentável que incluem pavimentação permeável, jardins de chuva e canais de infiltração de água para reduzir a sobrecarga dos sistemas tradicionais de escoamento, com o envolvimento das comunidades locais no planejamento e implementação dos projetos.

  • Realização de capacitação profissional   nas áreas de instalação e manutenção de painéis solares e outras tecnologias de energia limpa, com foco na inclusão de mulheres das comunidades afetadas, promovendo a geração de renda local. Incentivo a instalação de painéis solares em moradias comunitárias e equipamentos públicos, como escolas e postos de saúde, nos bairros mais vulneráveis em parcerias com instituições de ensino técnico, universidades e empresas de energia limpa.

  • Criação do Fundo de Adaptação Climática para Comunidades de Baixa Renda, gerido   por meio de um Comitê Gestor formado por representantes das comunidades, especialistas e autoridades comprometidos com a aplicação dos recursos de forma justa e eficiente. O fundo será direcionado para projetos que estejam alinhados com as necessidades e especificidades das comunidades beneficiárias, sendo as principais áreas de apoio: Infraestrutura Verde e Resiliência Urbana, Agricultura Urbana e Segurança Alimentar, Energia e Eficiência Energética, Treinamento e Capacitação.

EIXO TEMÁTICO IV - Transformação Ecológica *
  • Repactuar a meta prevista no Plano Local de Ação Climática do Recife (PLAC) para o uso de biocombustíveis ou híbridos (elétrico e com biocombustível) nas frotas de ônibus do Recife e nos carros institucionais.

    Ampliar a infraestruturas que incentivem e facilitem o uso de transportes ativos, como bicicletas e a caminhada.

  • Implementar programas de proteção da biodiversidade e restauração de ecossistemas degradados com participação da comunidade do entorno.

EIXO TEMÁTICO V - Governança e educação ambiental *
  • Implementação do Plano Municipal de Educação Ambiental do Recife como uma importante estratégia de estruturação e fortalecimento da Educação Ambiental na cidade do Recife, o qual prever a elaboração e implementação de Programas de Educação Ambiental comprometidos com a sensibilização e mobilização da população, no enfrentamento e convivência com os fenômenos das Mudanças do Clima e adoção de medidas de adaptação e mitigação. 

  • Implementação do Centro de Educação Ambiental do Recife-CEA, referência pedagógica de Educação Ambiental na cidade do Recife, com o objetivo de desenvolver projetos e práticas pedagógicas de modo a promover a socialização de conhecimento e saberes em articulação com grupos sociais, entidades, instituições como forma de potencializar ações de educação ambiental voltadas ao enfrentamento dos efeitos da emergência climática no território. 

  • Criação de uma comissão socioterritorial com representação das lideranças das Regiões Político administrativa – RPA do Recife, com o objetivo de planejar e efetivar ações educação ambiental para o enfrentamento aos impactos das mudanças do clima nas áreas mais vulneráveis.

Pular para o conteúdo