Evento reuniu, na Câmara Municipal do Recife, representantes do poder público e da sociedade civil, para discutir o papel de cada ente na construção de uma cidade mais resiliente
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), iniciou, nesta segunda-feira (11), um evento preparatório para a realização da 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que acontecerá em dezembro. Com o tema geral “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”, o encontro aconteceu no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife e reuniu representantes do poder público e da sociedade civil. A pauta principal girou em torno dos temas que serão discutidos durante a 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente: Mitigação, Adaptação e preparação para desastres, Justiça climática, Transformação ecológica e, por último, Governança e Educação Ambiental. A etapa local é preparatória para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que ocorrerá em maio de 2025.
Para o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Oscar Barreto, a Conferência Municipal será uma grande oportunidade para discutir e entender o papel de cada um na construção de uma cidade mais resiliente às mudanças climáticas. “Esse encontro visa fortalecer as políticas públicas em nível municipal e nacional, com foco em um dos maiores desafios da atualidade: a emergência climática. Vamos percorrer as seis Regiões Político Administrativas (RPA’s) do Recife e construir, juntos, propostas que transformem Recife em uma cidade mais resiliente, menos vulnerável às mudanças climáticas”, disse Oscar Barreto.
Augusto Semente, representante do Movimento em defesa da Mata do Engenho Uchoa reforçou a importância da Conferência Municipal. “O meio ambiente é para ser discutido hoje e não amanhã. Esse debate acontece em um momento crucial, onde a natureza pede socorro. Essa questão é urgente e precisamos discutir o caminho que a humanidade deve seguir e pensar em outro tipo de sociedade, sem explorar tanto o meio ambiente. E temos esse desafio para pensarmos juntos nessas alternativas e encontrar o equilíbrio para viver em harmonia com a natureza”, comentou Augusto.
Em um segundo momento, será divulgado o cronograma das reuniões e as informações detalhadas com a data, local e a forma de inscrição da 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente do Recife para que todo cidadão possa colaborar na construção das propostas que irão nortear a elaboração de Políticas Públicas em prol da resolução de desafios socioambientais.
Para a 5ª Conferência Nacional, o Governo Federal dividiu os debates em cinco eixos: Mitigação, Adaptação e preparação para desastres, Justiça climática, Transformação ecológica e, por último, Governança e Educação Ambiental. Cada cidade deverá discutir e apresentar duas propostas para cada um dos eixos, totalizando dez propostas. Na ocasião, também serão escolhidos os delegados que Recife enviará para a etapa estadual e, logo, após a etapa nacional prevista para acontecer no primeiro semestre de 2025. Mais informações sobre a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente podem ser acessadas no site do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (https://www.gov.br/mma).